revista helisul

Helisul proporciona capacitação interna com talentos da própria casa

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Como forma de estimular o desenvolvimento profissional dos colaboradores e reconhecer os talentos dentro da própria empresa, conforme a área de atuação, a Helisul Aviação criou a Escola do Conhecimento, em fevereiro de 2021, e já começa a ver os resultados deste projeto de capacitação interna. Nestes primeiros nove meses, foram realizadas cerca de 2 mil horas de treinamentos, virtuais (gravados e ao vivo) e presenciais, em mais de 135 cursos. 

 

“No início tínhamos apenas um sonho, um projeto. Esse projeto ganhou forma e estamos ainda edificando a casa. Há muito ainda por fazer. No entanto, nossa avaliação é de que a Escola tem contribuído bastante na aplicação de conhecimentos para os colaboradores”, avalia a gerente de Gente & Gestão da Helisul, Eleida Pontes 

O programa de educação continuada atende a um universo de cerca de 500 colaboradores de variados setores. Ele concentra a gestão de uma parte dos treinamentos e o apoio aos treinamentos que já eram oferecidos na empresa, além de suporte extra para a área de gestão e de formação de lideranças. 

 

A Escola do Conhecimento tem como foco o desenvolvimento profissional, comportamental e de competências para o gerenciamento de pessoas e processos, além de cursos voltados para a aplicação dos treinamentos de normas técnicas, obrigatórios e de segurança operacional, assim como certificações, normas e procedimentos.

 

Segundo Eleida, o projeto é construído passo a passo. Ainda há muitos desafios para os colaboradores e instrutores “O maior desafio para ambos, sem dúvida, é a adaptação ao mundo virtual.  No entanto, a ferramenta online em muito tem contribuído no sentido de unir as pessoas que constituem a Helisul de norte ao sul do país em um mesmo ambiente, recebendo a mesma informação ao mesmo tempo e, na maior parte, em tempo real”, diz a gerente de Gente & Gestão da Helisul.

 

Ketly Kuster da Costa, de 28 anos, formada em Ciências Contábeis e pós-graduada em Controladoria, é colaboradora da Helisul Aviação há seis anos e meio e uma das participantes dos vários treinamentos promovidos na Escola desde o início do programa. Entre os cursos que fez, o de Atualização Fiscal é um dos que ela destaca. 

 

“Nós aprendemos um pouco mais sobre a retenção dos impostos e o setor precisava dessa atualização, principalmente porque na área contábil tem muitas mudanças nas legislações. Então, foi de grande importância”, conta. Ketly também passou por treinamentos sobre familiarização de GSO, Resíduos Sólidos e Excel Básico. “Com certeza foram de muita importância para todos, porque a forma como a Escola está sendo organizada tem ajudado muito.” 

 

A Analista Contábil, porém, não foi somente aluna. Ela aprendeu muito, mas também teve a oportunidade de dividir conhecimento com outros colegas de empresa. “Eu mesma ministrei treinamento para o pessoal das bases, referente a algumas operações fiscais. Foi de muita importância, porque além de eu compartilhar o conhecimento eu também aprendi com isso”, revela Ketly.

 

Para a colaboradora, o projeto da Escola do Conhecimento vem de encontro ao interesse dos colaboradores de manter em dia o aprendizado e de poder compartilhar experiências. “É algo que agrega muito valor para nós, seja profissional ou na vida pessoal. O projeto está em desenvolvimento, mas com certeza já tem sido bom para todos os funcionários, seja dentro da Helisul ou na vida lá fora.

 

Modelo híbrido de ensino 

 

Os treinamentos da Escola do Conhecimento da Helisul acontecem em um misto entre instrutores internos e externos, conforme a demanda e a especialidade necessária ao contexto do treinamento desejado. Até aqui, já passaram mais de 40 instrutores ao todo. A duração também depende da carga horária prevista. Há treinamentos de 4 horas a até 24 horas e as aulas são tanto gravadas como ao vivo, e em algumas ocasiões em modo presencial, na própria Escola.

 

Em 2022, o programa continuará em modelo híbrido. De acordo com Eleida, para o ano que vem está prevista a conclusão da estrutura física da Escola do Conhecimento. “O objetivo é torná-la um ambiente aconchegante, motivador e inspirador. Além disso, pretendemos implementar uma página virtual específica para a Escola, plataforma digital, dentre outros, que facilite o acesso e agregue valor ao conhecimento dos nossos colaboradores.”