Inovação em transporte aéreo

Inovação em transporte aéreo
Parceria com a Eve Urban Air Mobility

Eve Urban Air Mobility

A Helisul firmou uma parceria com a Eve Urban Air Mobility com foco em criar uma estratégia de preparação do ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, em inglês) no Brasil. Além da colaboração no desenvolvimento de produtos e serviços, a parceria inclui um pedido de até 50 eVTOLs com entregas previstas para começar em 2026. Nos últimos anos, Eve e Helisul têm colaborado para criar em conjunto soluções de Mobilidade Aérea Urbana, aproveitando a infraestrutura de táxi aéreo existente no Brasil – uma das maiores do mundo – para o uso por veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Eve. “Esta parceria com a Eve é motivo de muita satisfação para a Helisul. A Eve consegue antecipar as necessidades do mercado e a Helisul pretende seguir os seus passos lado a lado. Com as cidades cada vez maiores e o trânsito mais e mais congestionado, nossa parceria para construir soluções e práticas inteligentes para a mobilidade aérea vai melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades, reduzindo a poluição e o tempo de deslocamento das pessoas, com uma opção de transporte porta a porta”, disse Luis Carlos Munhoz da Rocha, Diretor Comercial da Helisul.

Em 2021, a Helisul e a Eve trabalharam numa prova de conceito (POC, em inglês), utilizando helicópteros para validar parâmetros que poderão ser aplicados às futuras operações do eVTOL. O simulado foi parte de um conceito de operação (CONOPS), para integrar a mobilidade aérea urbana ao espaço aéreo brasileiro. A iniciativa inovadora contou com a participação de mais de 50 especialistas de 12 instituições, que puderam mapear os processos de operação e serviços, com o objetivo de identificar as necessidades dos usuários, da comunidade e demais partes interessadas.

O objetivo foi entender como criar um ambiente seguro e escalonável para a expansão das operações do eVTOL, com foco em aspectos críticos de design que atendam a todos os usuários, incluindo como maximizar a acessibilidade e inclusão em “vertiportos” e nas operações de embarque do eVTOL.

Helisul e EVE têm uma parceria inédita, que alinha os objetivos das duas empresas em oferecer os melhores serviços e tecnologias ao mercado.

Parceria com a Eve Urban Air Mobility

Moya Aero

A Helisul é parceira da Moya Aero num projeto que recebeu uma doação de US$ 2 milhões da FINEP. Este projeto visa continuar o trabalho de desenvolvimento do Moya eVTOL, que foi premiado entre 20 finalistas. A parceria de desenvolvimento inclui colaborar com o ponto de vista do operador.

O Moya é o primeiro eVTOL para cargas dedicadas à aplicação logística. Os planos incluem a conclusão da construção de um novo protótipo. Hoje, o protótipo em escala já efetuou mais de 80 voos para certificação.

A divisão de drones da Helisul atua em segmentos de operações altamente especializadas, que exigem equipamentos sofisticados e pessoal altamente qualificado. O Moya eVTOL complementa perfeitamente a estratégia de frota de drones, operando em um nível único de carga e alcance.

“Acreditamos que o Moya eVTOL vai revolucionar o transporte de cargas com maior agilidade e produtividade. A alta capacidade de carga e autonomia de voo do Moya são perfeitos para esse tipo de missão”, comenta o superintendente executivo da Helisul, Humberto Biesuz.

O Moya eVTOL foi projetado para atender um amplo espectro de usos logísticos, transportando 200 kg de carga paga. O objetivo é oferecer um transporte de cargas eficiente, com melhor economia e operação sustentável. É o primeiro veículo deste porte desenvolvido na América Latina e um novo meio de transporte logístico.

O primeiro Moya eVTOL deverá entrar em serviço até o final de 2026.