revista helisul

Helisul participa da DroneShow 2023 com inovações no transporte de cargas

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A Helisul está trazendo novas soluções para o mercado de serviços aéreos remotamente pilotados. As inovações foram apresentadas na feira DroneShow 2023, realizada de 9 a 11 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Com um estande próprio presente no local, a empresa participou do evento pelo segundo ano consecutivo, mostrando ao público toda sua gama de produtos e serviços.

Fruto de uma recém-assinada parceria estratégica com a Moya Aero, uma das novidades apresentadas foi o eVTOL Classe 1, um drone de carga de alta capacidade desenvolvido no Brasil, com alcance de 110 quilômetros e capaz de chegar a lugares de difícil acesso. Totalmente elétrico, operando com zero emissão de carbono, o equipamento tem capacidade de carga de 200 kg. 

“O desenvolvimento do eVTOL vem acontecendo de forma bastante acelerada. Pesando seiscentos quilos, o novo drone vai revolucionar o transporte de cargas com maior agilidade e produtividade. Ele deve voar ainda este ano, tendo a Helisul como operadora oficial”, comenta o head da Helisul Drones, Lucas Fontoura.

O eVTOL deve atender um amplo espectro de usos logísticos e na indústria agrícola, onde tem maior alcance e capacidade de pulverização em comparação com pequenos drones convencionais. Além disso, apresenta custos operacionais 50% inferiores a helicópteros. A expectativa é de que o veículo de carga autônomo de alta eficiência entre em serviço até o final de 2025.

FIXAR 007

Outra inovação apresentada durante a feira foi o FIXAR 007, comercializado e operado pela Helisul em cooperação com a FIXAR, desenvolvedora do leste europeu tida como referência de software e design de aeronaves remotamente pilotadas no mundo. O equipamento de pequeno porte (capaz de ser transportado no banco traseiro de um veículo de passeio) decola e pousa na vertical, dispensando o uso de paraquedas, catapultas e outros dispositivos que acabam complicando a operação.  

“O modelo, que voa acima de 400 pés, é muito prático para o transporte de cargas pequenas, mas de alto valor agregado. Ele é capaz de decolar de qualquer lugar e tem capacidade de aterragem especial, podendo ter sua estação de pouso instalada inclusive na área externa de uma janela”, explica Lucas. 

Ao redor do mundo, o FIXAR 007 se tornou referência em operações em montanha, tendo grande maturidade em voos BVLOS – sigla que vem do inglês Beyond Visual Line of Sight (“Além da Linha de Visada Visual”). Ele apresenta maior alcance e cobertura para operações de topografia, sensoriamento remoto e vigilância, também tendo suporte e operação garantidos pela Helisul.

Voando à frente

Pioneira e líder no segmento de serviços aéreos especializados, a paranaense Helisul está há 50 anos no mercado. Atuando sempre lado a lado com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), suas parcerias estratégicas cobrem todos os âmbitos da regulação, permeando as certificações, aeronavegabilidade, análises de acomodação de espaço aéreo, treinamento e qualificação de operadores.

O que a difere de outros players é a atuação no nicho de equipamentos mais sofisticados, que demandam maiores investimentos financeiros e rigor operacional, garantindo a manutenção de um elevado nível de segurança. “A empresa é sempre aberta a se modificar e reinventar, estando pronta para atender às novas e crescentes necessidades do público consumidor” informa Lucas.