revista helisul

Ela é multifunção, amante dos estudos e tem o tiro e a patinação como hobby

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A aviação faz parte da vida da engenheira de projetos de TI da Helisul Caroline Tetto, a Carol Tetto, desde que ela nasceu. O pai, Mario Tetto Sobrinho, foi piloto de avião e é velho amigo do comandante Eloy. Ambos chegaram a dividir o trabalho em alguns projetos e Sobrinho foi piloto nos tempos da Helisul Linhas Aéreas S/A e seus modelos de avião Bandeirante. 

Mas todo o legado da família Tetto dentro da aviação começou com o avô de Carol, o piloto Hugo Tetto. Ele teve um táxi aéreo e também foi piloto do governo do Paraná. A convivência e as experiências com a aviação levaram Carol à formação em Ciências Aeronáuticas pela Universidade Tuituti do Paraná (UTP), em Curitiba.  

“Sempre gostei da área de aviação, aí comecei trabalhando na Anac, como estagiária. E, na Helisul, entrei em 2005. Estava concluindo a minha primeira formação”, conta Carol. 

Na operadora de helicópteros, a recém-contratada ocupou a vaga de auxiliar no departamento de Controle Técnico de Manutenção (CTM). Alguns anos depois, uma profissional já experiente, veio a promoção para o cargo de coordenadora de CTM. Como Carol ama estudar e ama a aviação, ela não parou por aí. Também se formou como piloto comercial. 

Mas ainda era pouco. Ela então buscou a faculdade de Engenharia Elétrica e, por conta do novo conhecimento, ela atua desde 2018 como engenheira de projetos de TI da Helisul. “Recebo as demandas das equipes, vejo os processos que realizam e desenvolvo as melhorias dos sistemas. Também fazemos os treinamentos e solucionamos problemas que possam vir a acontecer nos sistemas”, conta a engenheira eletricista. 

Testemunha de uma jornada de crescimento 

Com 17 anos de carreira dentro da Helisul, Carol foi testemunha de muitas mudanças e de parte de uma importante caminhada de crescimento da empresa, da qual se orgulha muito. “O que mais me marca são as mudanças que a gente teve nos últimos anos e a evolução, o crescimento da empresa.” 

Segundo a colaboradora, ela fez e faz parte de uma trajetória que impactou muito e positivamente todos os companheiros de trabalho que são mais antigos e acompanharam tudo de perto. “É como se a gente participasse de um sonho maior. Quando a gente entrou, a empresa era bem menor. E, agora, a gente vê que está atraindo mais pessoas”, comemora.

Carol destaca, entre tantas evoluções, a inclusão de mais mulheres ao time da Helisul a cada ano que passa. “Quando entrei, a gente só tinha um hangar no Bacacheri e acho que o total de mulheres era quatro, era bem restrito o mercado. Não tenho ideia de quantas somos hoje, mas, com certeza, mais de 30. Tem muito mais mulher agora e isso faz parte do crescimento.”

Devoradora de conhecimento

Como já sabemos, Carol é uma devoradora de conhecimento. No entanto, não somente para consumo próprio, mas também para contribuir com o trabalho que desenvolve hoje dentro da Helisul. Por isso, a engenheira eletricista também é pós-graduada em engenharia da segurança do trabalho. 

Ela conta que buscou a especialização para ter condições de apoiar com melhor desempenho a implantação do projeto do software voltado para a área de segurança do trabalho, que começou a ser usado em 2021. E ela já percebe os avanços do ano passado para cá. “Toda parte de e-Social já é enviada via sistema, antes era tudo manual.”

Mas pensa que parou por aí? Na, na, ni, na, não! No momento, Carol está cursando uma nova pós-graduação, agora na área de engenharia de software. “Pra dar um upgrade na carreira”, diz ela. 

“Gosto muito de estudar e pretendo não parar nunca”, complementa. Agora, Carol só pensa em concluir o novo curso, mas pode esperar que logo ela aparecerá com uma nova ideia sobre qual será a próxima empreitada.

Patinação e tiro ao alvo como hobby

Praticamente vizinha do Aeroporto do Bacacheri, Carol é casada e “mãe” de uma cachorra da raça yorkshire. Ela se chama Cleo e tem quatro anos de idade. Quando não está trabalhando ou estudando, Carol curte caminhar ou patinar no parque. 

Ela também é sócia de um clube de tiro. “Gosto de praticar tiro ao alvo, ao menos uma vez ao mês”, diz. A paixão pela aviação e pelo tiro podem nos fazer acreditar que, na verdade, Carol tem uma queda por tudo que diz respeito à área militar. Mas, nem tanto. 

Falou em Marinha, ela se esquiva. Da área marítima, gosta mesmo de contemplar o mar e aproveitar o sol. “Só pra curtir uma praia.”