revista helisul

Ela “caiu de paraquedas” na Helisul, ficou e há 11 anos coordena o setor de pessoal

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A chegada da curitibana Jenifer Fortunato à Helisul Aviação, em agosto de 2010, foi uma surpresa na vida dela. Como ela mesma relata, a profissional “caiu de paraquedas” no departamento de pessoal da empresa, depois de ser aprovada por engano em um processo seletivo de uma agência de recrutamento da capital. Ela levantou, ficou e hoje ocupa o cargo de coordenadora de administração de pessoal da empresa. 

“Encaminhei meu currículo para uma empresa de recrutamento e seleção. Fiz todo o processo, a prova. De repente, a recrutadora falou: ‘Você foi muito bem no seu teste, vou te encaminhar para a entrevista lá na empresa, tá bom? E começou a falar que era uma empresa no Bacacheri, de táxi aéreo. Eu falei: ‘Não, moça! Entrei no processo seletivo para trabalhar em uma empresa do ramo de saúde”, revela Jenifer.

A passagem pelo processo seletivo aconteceu em um momento no qual ela queria novos rumos na carreira. A primeira experiência foi um estágio na prefeitura de Pinhais, em seguida atuou em uma indústria de São José dos Pinhais e, então, em uma rede de supermercados e em uma empresa de vigilância, em Curitiba. 

Na sequência, veio a Helisul, uma grata surpresa. “Não sabia que era uma empresa de táxi áereo. Nunca tinha ouvido falar nada sobre a área de aviação. Pra mim, aviação era Gol, Tam, essas empresas. Mas como estava procurando uma oportunidade, aceitei fazer a entrevista. Pensei: ‘Vai que dá certo e é melhor a vaga. E, realmente, o salário e a oportunidade eram melhores”. 

Há 11 anos, Jenifer foi contratada para a administração de pessoal como Analista Jr. e, desde 2016, é a coordenadora do setor. A profissional de 34 anos aprendeu as minúcias da carreira que escolheu na prática e com muito estudo de forma independente. De formação, ela é tecnóloga em Gestão Financeira e tem MBA em Gestão de Empresas.

A área de RH, no entanto, que já conhecia antes mesmo de entrar em uma faculdade, foi a que ganhou o seu coração. “Por formação da vida, gosto de trabalhar com recursos humanos, trabalho com RH desde os 17 anos.” Jenifer conta que começou na área de treinamento e folha de pagamento na época de aprendiz e que sempre gostou do contato com as pessoas. 

“Sempre gostei de trabalhar com gente e aprender. Na faculdade, confesso que não me identifiquei muito.”

Trabalho em equipe

Toda a bagagem adquirida serviu para que, nos últimos 11 anos, Jenifer fosse uma das responsáveis por estruturar o setor de pessoal dentro da Helisul, junto com seu gestor na época, ainda que ela não tivesse qualquer afinidade com as particularidades do universo de uma empresa de aviação. 

“Conheci o lugar e me encantei, porque o ambiente da aviação é fascinante. Vi avião, helicóptero. Você se apaixona já de cara. Aí fiz a entrevista com o gestor Edgar Nunes. E comecei a trabalhar com ele no RH. Quando comecei na Helisul, ele era sozinho, não tinha ninguém para auxiliar realmente nas habilidades efetivas de departamento pessoal da empresa”, recorda ela. 

Aos poucos, como Jenifer relembra, ambos aprimoraram o departamento, até o dia de hoje, processo que a enche de orgulho. “Boa parte do departamento pessoal que a gente tem hoje desenhado, e que funciona super bem, fomos nós que implantamos na empresa.”

Jenifer coordena cinco pessoas no setor, que são as responsáveis pelas folhas de pagamento dos 448 colaboradores da Helisul, além dos funcionários da Helisul Experience e da Volare Táxi Aéreo.

“Faculdade pra vida”

Hoje, Jenifer vê a Helisul como uma grande escola profissional. “Era um universo que não conhecia absolutamente nada e nunca me imaginei trabalhando. Mas conheci e aprendi muito. Para mim, a Helisul foi uma faculdade, como se eu tivesse estudado em Harvard. A Helisul é uma faculdade pra vida”, considera. 

Os desafios na operadora de helicópteros são diários e o sucesso depende de muito conhecimento e estudo, na opinião da profissional. “A legislação é própria, não é comum. A legislação trabalhista precisa andar lado a lado com a legislação da aviação, então precisa sempre estudar, entender e estar sempre atualizado.” 

E complementa: “A gente é o coraçãozinho da empresa. Nosso trabalho é bem consistente, técnico, detalhado. Complexo, na verdade. Não podemos errar R$ 1 no salário do funcionário”.

Casamento e filhos

Jenifer mora no bairro Cajuru, é “mãe” do cãozinho da raça yorkshire Toddy, de nove anos, e noiva do contador Everton, com quem pretende se casar ainda em 2022 e formar uma família. “Ainda não tenho filhos. Ano que vem, quem sabe.” 

Quando não está coordenando a equipe de pessoal na Helisul, ou estudando de forma autônoma à noite, Jenifer está nas aulas de musculação, que são praticamente diárias.  Nos finais de semana, gosta de reunir a turma em casa para um belo churrasco. Ela mesma garante e atesta a qualidade. 

“Meu hobby é cozinhar. Sou caseira, canceriana nata. Brinco em casa que sou a churrasqueira da casa. Quem faz o churrasco sou eu. Faço fogo, escolho a carne, compro a carne, asso a carne. Gosto de todo mundo reunido em casa”, conta Jenifer. 

Ela também adora uma praia e passa pelo litoral pelo menos duas vezes ao mês. “Faça chuva ou faça sol.”